Turismo na Argentina
Por que ir à Argentina?
Não é à toa que tantos brasileiros viajem a turismo para a Argentina. Vários motivos levam a isso, a começar pela facilidade de acesso e pelo custo relativamente baixo das viagens.
Na Argentina, o turista desfruta de boa mesa, excelentes vinhos e todo tipo de diversão. As “comprinhas”, das quais brasileiros não costumam abrir mão em viagens, são uma atração à parte: roupas, sapatos, bolsas, itens decorativos de design arrojado, artesanatos tradicionais, pratas, livros, chocolates e vinhos figuram entre as melhores pedidas.
O brasileiro costuma ser atraído pelo ambiente “europeu” de Buenos Aires, pelas paisagens com montanhas nevadas e lagos glaciais e pelas estações de esqui da Argentina; de certa forma, os argentinos têm o que não temos e vice-versa (razão pela qual eles “invadem” o sul do Brasil em busca de boas praias...).
Embora a maioria dos compatriotas visite apenas Buenos Aires, a capital Argentina, talvez, Bariloche (quantos amigos seus conhecem a Quebrada de Humahuaca ou a Terra do Fogo?), a Argentina tem regiões de grande interesse para o turismo.
A imensa quantidade e diversidade de atrativos naturais da Argentina, que podem ser explorados tanto em passeios curtos e ultra-confortáveis quanto em esquemas radicalmente aventureiros: canyons, geleiras, desertos, salinas, estepes, florestas, cataratas, vales... Você poderá também ver de perto animais como focas, pingüins, baleias, vicunhas, flamingos, lhamas e guanacos. Por todos esses motivos, a Argentina merece não uma, mas muitas viagens!
Como visitar a Argentina
O avião costuma ser o melhor meio de se deslocar quando se viaja por países de grande dimensões territoriais. Na Argentina, porém, isso nem sempre é verdade. Acontece que atualmente os vôos domésticos (vuelos de cabotaje) na Argentina são, quase todos, via Buenos Aires. Se você for visitar apenas a capital argentina e mais uma cidade, tudo bem. Mas a partir do momento em que pretende viajar entre cidades do interior da Argentina, começa o drama. Com conexão obrigatória em Buenos Aires, as viagens podem levar horas. E, por supuesto, você paga dois vôos...
Por sorte, os ônibus na Argentina são excelentes e as estradas melhores do que as brasileiras. As estações rodoviárias na Argentina são suficientemente limpas em geral e possuem posto de turismo locais. Uma opção interessante para se percorrer longas distâncias na Argentina são os ônibus-leito noturnos.
Para nós, viajar de carro pela Argentina é uma das melhores maneiras de visitar o país. O problema é que alugar automóvel na Argentina é relativametne caro, comparativamente com a Europa, por exemplo. Calcule uns 50-70 dólares por um carrinho velho e pouco equipado. Quem tempo pode visitar a Argentina saindo do Brasil com carro próprio.
Principais destinos turísticos na Argentina
Argentina - Buenos AiresBairros onde ficam as principais atrações turísticas
• San Telmo • Palermo • La Boca • Puerto Madero • La Recoleta •Retiro
Argentina - Buenos Aires, a cidade do tango
© Subsecretaria de Turismo de Buenos Aires Veja imagens, informações e mapas de Buenos Aires
Argentina - Bariloche e Distrito dos Lagos
Cidades onde ficam as principais atrações turísticas
• Bariloche • San Martin de los Andes • Junin de los Andes
• El Bolsón • Villa La Angostura
Argentina - San Martin de los Andes
Veja imagens, informações e mapas do Distrito dos Lagos
Argentina - Terra do FogoCidade onde ficam as principais atrações turísticas: Ushuaia
Argentina - Centro-Oeste
Cidades onde ficam as principais atrações turísticas • Córdoba • Mendoza • San Rafael • San Juan • San Agustín del Valle Fértil • La Rioja • Parques do Cuyo © Turismo Prov. de Mendoza
Argentina - Puente del Inca - Província de Mendoza
Veja imagens, informações e mapas do Centro-Oeste
Entenda a Argentina
Com 2,7 milhões de quilômetros quadrados, a Argentina é o segundo maior país da América do Sul e o oitavo do mundo em área.
A oeste, a Argentina tem como fronteira natural a Cordilheira dos Andes, que acompanha o país de norte a sul.
Servindo de barreira para a massa de ar úmido do Pacífico, os Andes tornam o noroeste e o centro-oeste da Argentina, onde a influência do Atlântico não se faz presente, locais de clima seco, que chega a ser árido em alguns pontos.
Na Patagônia Argentina, encontram-se lindas paisagens de florestas, lagos, picos nevados e geleiras milenares. A Terra do Fogo, composta por uma grande ilha e dezenas de ilhotas, é a região mais meridional da Argentina, da América do Sul.
Na Mesopotâmia (que, como você sabe, quer dizer “entre rios”), região entre os rios Paraná e Uruguai, fica a região histórica de Misiones. No extremo norte, bem na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai eArgentina, estão a Hidrelétrica de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu.
Na zona lindeira ao Rio Paraná, também conhecida na Argentina como El Litoral, ficam grandes cidades como Rosário, Santa Fé e Paraná.
A região que vai de Buenos Aires ao sul das Províncias de Santa Fé e de Córdoba e se estende até o centro da Argentina é predominantemente ocupada pelos Pampas, planícies intensamente cultivadas, onde a pecuária bovina tem papel de destaque.
O leste da Argentina é banhado pelo Oceano Atlântico desde seu extremo sul até o Rio de la Plata, nome dado ao larguíssimo estuário dos Rios Paraná e Uruguai, em cujas margens está Buenos Aires. O Atlântico não apenas traz da Antártida correntes frias de água e de ar, mas também define condições para a existência de uma fabulosa fauna marinha no litoral da Argentina, sobretudo na chamada Patagônia Atlântica. País em boa parte plano, com terras férteis, perfeito para a agricultura, a Argentina tornou-se um dos maiores exportadores de alimentos do mundo – carne e trigo, principalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário